white

O estado do Omega-3 na gravidez ligado à obesidade infantil

A ingestão adequada de ácidos gordos de ómega 3 durante a gravidez pode reduzir o risco de obesidade infantil em 32 porcento, de acordo com as novas pesquisas da Universidade de Medicina de Havard, O estudo publicado do Jornal Americano de Nutrição Clínica, examinou a relação entre o tipo de uma mãe forte que consumiu ómega 3 a meio da gravidez e se a criança era obesa aos 3 anos de idade, determinado pelo índice de massa corpora. (IMC) e as medidas das dobras cutâneas. As pesquisas, lideradas pelo Dr. Emily Oken, professor adjunto do departamento de medicina populacional, reportou que o Ómega 3 materno-fetal mais avançado, estava associado a fraca obesidade na infância.

 “Examinámos até que ponto as concentrações de Ómega 3 no período pré-natal e Ómega 6 PUFA estavam associadas com a adiposidade infantil” Escreveu Onken e seus colegas

 “Uma maior taxa de ácidos gordos polinsaturados ómega 3 e ómega 6 do plasma do cordão umbilical foi associada a dobras cutâneas subescapular e tricipital e a probabilidade de obesidade”. Disseram

Omega-3 e a Obesidade

O consumo de ácidos gordos omega-3, principalmente Epa e DHA, está associado a vários benefícios da saúde, incluindo a melhoria do metabolismo dos Lípidos, prevenção de doenças coronárias e reduzindo a resposta inflamatória. Adicionalmente, o ómega 3 tem sido sugerido para reduzir os níveis de gordura em animais alimentados com uma dieta rica em gordura.

Onken e seus colegas, explicaram que a baixa ingestão de ácidos gordos de Omega-3, encontrados principalmente no peixe e frutos do mar, com a presença de grandes quantidades de omega-6 tem sido sugerido por ser um factor de risco no desenvolvimento da obesidade

Pesquisas anteriores feitas em animais descobriram que tais desequilíbrios nos tipos de ácidos gordos na dieta, promove o desenvolvimento do tecido adiposo. Contudo, os autores observaram que poucos estudos têm investigado esses efeitos nas populações humanas

Detalhes do estudo

Onken e seus colegas relataram que cerca de um quinto de mães grávidas que consumiam mais de duas refeições de peixe por semana a meio da gravidez, no entanto, apenas cerca de metade destas mulheres atingiu a ingestão recomendada de DHA de 200 mg por dia.

Os autores disseram que tal observação sugere que embora as mulheres grávidas comiam peixe, elas não consumiam as espécies conhecidas por conter quantidades elevadas de DHA, como salmão, atum e cavala.

Encontrou-se apenas três por cento das mulheres grávidas no estudo a consumir a quantidade recomendada de 200 mg / dia de DHA no último mês de gravidez. Onken e a sua equipa observaram que este é o momento em que grandes quantidades de DHA são transferidas da mãe para o bebé para apoiar o desenvolvimento do cérebro.

 

A equipa de pesquisa, em seguida, colocou a hipótese da obesidade nos filhos aos três anos de idade, ser de acordo com a ingestão de ácidos gordos de omega-3 da mãe, e os níveis de ómega -6s e ómega -3 no sangue do cordão umbilical no momento do parto.

Onken e seus colegas, relataram

Onken e os seus trabalhadores relataram as chances de obesidade aos 3 anos de idade eram entre duas a e quatro vezes maior quando o sangue do cordão tinha uma alta taxa de acídos gordos ômega-6 e ômega-3.
contrariamente, as hipoteses de obesidade eram 32 porcento mais baixas quando o consumo materno de ômega-3 era alto ou se a proporção de ômega-3 e ômega-6 estavam perto dos níveis recomendados.

A equipe de pesquisa de Harvard observou que o estudo é a primeira indicação a partir de dados humanos que a baixa ingestão de ômega-3 na presença de grandes quantidades de ômega-6 durante a gravidez pode afectar as chances de obesidade dos filhos.

 

"Estas descobertas precisam ser confirmadas por outros. Também será importante para demonstrar que fazer mudanças deliberadas na ingestão de gordura de uma mulher durante a gravidez, tem efeitos desejáveis ​​de peso e de gordura em crianças ", acrescentaram.

Fonte: Jornal Americano de Nutrição Clínica Volume 93, edição 4, Páginas 780-788, doi:

“Estado dos ácidos gordos antes do nascimento e a adiposidade infantil  aos 3 anos de idade. Resultados do “grupo Americano de gravidez”

Autores: S. M Donahue, S.L Rifas-Shiman, D.R. Gold, Z.E Jouni, M.W Gillman, E. Oken.

http://mobile.nutraingredients.com/Research/Omega-3-status-in-pregnancy-linked-to-childhood-obesity-Study

 
bottom