Os peritos analisam o consumo do colesterol, ingestão do ovo e o risco de doenças cardíacas
Uma pesquisa bem fundada mostrou que a ingestão de gordura saturada pode ser mais propensa a elevar o colesterol sanguíneo de um individuo, do que a ingestão de colesterol (1,2). O ilustre painel de oradores do simpósio EB, examinaram outros factores que têm impacto no risco da doença cardíaca, incluindo a ingestão de carboidratos refinados, o metabolismo do colesterol dietético no corpo e os efeitos da ingestão de ovos em vasos sanguíneos (3).
O Colesterol na Dieta e o Risco de Doença Cardíaca
Muitos americanos evitam o colesterol da dieta, com medo de aumentar seu risco para doenças cardíacas. Uma pesquisa discutida na EB, incluindo uma análise publicada no relatório da Current Atherosclerosis, mostra que os principais estudos epidemiológicos nacionais não apoiam o relacionamento entre a ingestão de colesterol da dieta e o aumento da incidência de doença cardíaca coronária (4).
"Os Países europeus e asiáticos, e também o Canadá, não têm uma recomendação de limite superior para o colesterol da dieta", diz a apresentadora do simpósio EB e professora da Universidade de Connecticut, Dr ª Maria da Luz-Fernandez. "Esta sessão dá à comunidade científica a possibilidade de reexaminar os anos de dados controversos sobre o colesterol da dieta e como a comunidade médica deve conversar com os consumidores sobre o colesterol da dieta que os alimentos contêm."
Ovos com Baixo teor de Colesterol e o Consumo de colesterol na Dieta
"Os Países europeus e asiáticos, e também o Canadá, não têm uma recomendação de limite superior para o colesterol da dieta", diz a apresentadora do simpósio EB e professora da Universidade de Connecticut, Dr ª Maria da Luz-Fernandez. "Esta sessão dá à comunidade científica a possibilidade de reexaminar os anos de dados controversos sobre o colesterol da dieta e como a comunidade médica deve conversar com os consumidores sobre o colesterol da dieta que os alimentos contêm."
Ovos com Baixo teor de Colesterol e o Consumo de colesterol na Dieta
Especialistas dos Estados Unidos, do Departamento de Agricultura do Serviço de Pesquisa de Agricultura (USDA-ARS) apresentaram novos dados sobre nutrição, e indicam que os ovos têm baixo teor de colesterol. O estudo do USDA-ARS revelou que um ovo grande contém 185mg de colesterol (abaixo de 215mg), 14% inferior do que anteriormente reportados nos painéis Nutricionais. A análise também revelou que ovos grandes agora contêm 41 UI de vitamina D, um aumento de 64% (5). Esta análise foi baseada numa amostragem nacional de ovos grandes. A análise nutritiva completa está disponível no www.ars.usda.gov / nutrientdata.
Num estudo de seguimento, financiado pelo USDA-ARS foi examinado como o novo estudo de nutrientes dos ovos, impacta no perfil global do colesterol da dieta, na dieta americana. Dados da pesquisa de consumo alimentar, o que nós comemos na América mostram que entre os consumidores de ovos, o consumo médio de colesterol na dieta diminuiu 7%, devido à diminuição da quantidade de colesterol dos ovos. Os investigadores também reportaram que houve uma ligeira mudança na contribuição percentual da ingestão global de colesterol de ovos e de outros alimentos como carnes, aves e laticínios (6).
Num estudo de seguimento, financiado pelo USDA-ARS foi examinado como o novo estudo de nutrientes dos ovos, impacta no perfil global do colesterol da dieta, na dieta americana. Dados da pesquisa de consumo alimentar, o que nós comemos na América mostram que entre os consumidores de ovos, o consumo médio de colesterol na dieta diminuiu 7%, devido à diminuição da quantidade de colesterol dos ovos. Os investigadores também reportaram que houve uma ligeira mudança na contribuição percentual da ingestão global de colesterol de ovos e de outros alimentos como carnes, aves e laticínios (6).
"O colesterol, contido em alimentos como ovos, são muitas vezes consumidos com alimentos que são ricos em gordura saturada, o que lhes dá uma má reputação pela associação", diz o Dr. Mitch Kanter, diretor-executivo do Centro de Nutrição de ovos e moderador da sessão na EB. "Os ovos, são por si só, um alimento rico em nutrientes e podem ser apreciados com outros alimentos ricos em nutrientes, como legumes, cereais integrais e leite meio gordo sem preocupação crescente de risco de doença cardíaca."
As Directrizes de 2010 da Dieta para os Americanos, também apoiaram o papel dos ovos numa dieta saudável. O relatório de política, lançado no final de Janeiro, afirma que pessoas saudáveis podem comer um ovo por dia e sugere um ovo por dia por não resultar em níveis aumentados de colesterol no sangue. As diretrizes recomendam que as pessoas consumam, em média, menos de 300mg de colesterol por dia (7).
http://www.eurekalert.org/pub_releases/2011-04/epr-eae041211.php