Como Ajudar os Bebés a Gostarem de Frutas e Vegetais
“O consumo de fruta e vegetais está associado a baixos riscos de obesidade e certos tipos de cancro,” afirma a experiente autora Julie A. Mennella, PhD. “O melhor prognóstico de quantas frutas e vegetais as crianças comem, é se elas gostam do sabor destas comidas ou não. Se conseguirmos fazer com que os bebés aprendam a gostar destes sabores, podemos fazer com que desde cedo eles comam de forma saudável.”
O estudo, concebido para testar a influência das primeiras experiências sensoriais no desenvolvimento de padrões de alimentação saudável, foi publicado no número de Dezembro de 2007 do Pediatrics Journal.
Mennella e a co-autora Catherine A. Forestell, PhD, estudaram 45 bebés, 20 dos quais eram amamentados com o peito. Os bebés, que tinham entre quatro e oito meses e não estavam habituados a comer outros sólidos que não fossem cereais, foram separados aleatoriamente em dois grupos.
A um grupo foram dados feijões verdes durante oito dias consecutivos; ao outro foram dados feijões verdes e depois pêssegos durante o mesmo período. A aceitação de ambas as comidas foi avaliada antes e após o repetido período de exposição.
Os resultados revelaram que a amamentação constitui uma vantagem para a aceitação do bebé a outras comidas durante o desmamar, mas só se a mãe comer regularmente estas comidas.
Durante a primeira exposição aos pêssegos, os bebés amamentados comiam mais durante um maior período de tempo, comparados com os bebés alimentados com suplemento. Os resultados do questionário revelaram que as mães das crianças amamentadas comiam mais frutas que as mães que davam suplemento aos bebés, sugerindo que a maior aceitação de pêssego por parte dos seus bebés poderia ser atribuída a uma maior exposição aos sabores da fruta através do leite materno.
No entanto, ambos os grupos de mães reportaram comer feijões e vegetais verdes com pouca frequência, em níveis abaixo do recomendado. Da mesma forma, não havia diferença na quantidade de feijões verdes comidos pelos bebés amamentados e alimentados com suplemento durante a primeira vez que os vegetais lhes foram dados a provar.
“É um sistema maravilhoso,” disse Mennella. “Os sabores da dieta da mãe são transmitidos através do fluido amniótico e do leite materno. Por isso, o bebé aprende a gostar do sabor de uma comida quando a mãe come essa comida regularmente.”
Em ambos os grupos, a repetição da oportunidade de provar os feijões verdes para além do período de oito dias, aumentava a aceitação do vegetal, aumentando o consumo em quase três vezes.
“Os bebés nascem a não gostar de sabores acres,” explica Mennella. “Se as mães querem que os seus bebés aprendam a gostar de comer vegetais, especialmente vegetais verdes, elas precisam de lhes dar oportunidade de provar estes alimentos.”
Os pesquisadores também descobriram que as expressões faciais dos bebés nem sempre coincidiam com a sua vontade de continuar a comer, notando que os bebés demonstram inatamente expressões faciais correspondentes ao desagrado de alguns sabores.
Eles recomendam aos pais que devem dar às suas crianças, várias oportunidades de provar frutas e vegetais, focando-se na vontade da criança os comer em vez das expressões faciais negativas que o mesmo faz, enquanto está a comer.