A combinação de Pré e Pró bióticos está associada a um Melhor Estado Anti-Oxidante
"A melhoria dos bio-marcadores na actividade antioxidante constatada com a suplementação simbiótica neste estudo é promissora e garante a continuidade da pesquisa, especialmente porque se sabe que o elevado stress oxidativo prejudica os nossos corpos," disse a Dra. Anne Franck, vice-presidente da pesquisa e desenvolvimento do Beneo-Group.
Falando com NutraIngredients.com, a Dra. Franck confirmou que esta é a primeira vez que é reportada uma ligação entre os pré bióticos (e simbióticos) e o stress oxidativo em humanos, apesar de já ter sido previamente demonstrada em roedores.
Os resultados deste estudo – a UE e o Projecto MicroFunção – foram apresentados recentemente na Universidade de Ulster na reunião do ano passado da Sociedade de Nutrição e o resumo está publicado nos Procedimentos da Sociedade da Nutrição. Os resultados completos – que não foram vistos pela NutraIngredients.com – vão ser publicados numa publicação científica de nutrição nos próximos meses, disse a Dra. Franck.
A experiência aleatória, um ensaio duplo-cego (entre cruzamento), com controlo de placebos abrangeu cinquenta e três adultos Estónios. Os sujeitos foram designados aleatoriamente para receber ou suplementos diários de oligofrutose (Orafti P95, 6.6 g/dia) e pró bióticos (Lactobacillus fermentum ME-3, Lactobacillus paracasei 8700:2 e Bifidobacterium longum 46) ou um placebo (maltodextrina), durante três semanas.
Os pesquisadores da Universidade de Reading (Reino Unido), da Universidade de
Tartu (Estónia) e Orafti, reportaram que a actividade total antioxidante dos sujeitos que estavam a receber os suplementos de simbiótico era maior do que os sujeitos correspondentes que estava a receber o placebo: respectivamente 42.4 contra 41.9 por cento.
Para além disso, os níveis de oxidação do LDL reduziram no grupo dos simbióticos, comparados com os do placebo, afirmaram os pesquisadores (12.6 comparados aos 14.6 micromoles, respectivamente).
As medições fecais das bifidobactérias eram também elevadas após a suplementação com simbióticos, comparadas às do placebo, e os pesquisadores reportaram que estes aumentos eram mais pronunciados quando a linha de base era baixa antes de começar a suplementação.
Significativamente, foram reportadas elevadas concentrações de butiratos fecais no grupo dos simbióticos (10.0 vs. 8.1 mm para os do placebo).
"A melhoria dos bio-marcadores de stress anti-oxidativo e o aumento de ambos, as bifidobactérias e os butiratos na ingestão do teste simbiótico neste estudo profilático, podem garantir a continuidade da pesquisa sobre as doenças em que o stress oxidativo tem um papel importante (como a CVD) ou em populações nas quais a composição microflora intestinal foi perturbada," concluíram os pesquisadores.
A Dra. Franck confirmou que a empresa continua a apoiar os estudos nesta área, focando na obesidade, síndrome metabólica e envelhecimento saudável
A UE e o Projecto MicroFunção foram estabelecidos através de uma vasta rede de colaborações entre oito parceiros de sete países diferentes, e apoiados pela Comissão Europeia.